segunda-feira, 9 de setembro de 2013

2º Balanço parcial do Grito dos Excluídos (16 horas – 07 de setembro de 2013)

Grito pela juventude sacode o Brasil
“Certamente o Grito dos Excluídos é uma das manifestações populares de maior expressividade que acontecem no país de maneira dirigida, intencionalizada pelas organizações sociais, sindicais, pastorais, entre outros organizadores”. Esta afirmação da coordenação nacional do Grito dos Excluídos aponta que a construção unitária de debates e mobilizações de rua é um dos caminhos para a construção do Projeto Popular para o Brasil.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2013, cuja temática é “Fraternidade e Juventude”, e com o contexto de mobilizações ocorridas nos últimos meses, nas quais a juventude tem sido protagonista, o Grito deste ano avança com o debate sobre a juventude através do Lema “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”. Além disso, o Grito 2013 está em sintonia com a 5ª Semana Social Brasileira (SSB) que, desde 2011, realiza fortes momentos de reflexão sobre o Estado que temos e o Estado que queremos, também levantando a relação entre o Estado e a juventude.
Historicamente, o Grito dos Excluídos tem sido uma manifestação popular e espaço de animação e profecia. Sempre aberto e plural a pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos e excluídas. Como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos: denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; tornar público o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; propor alternativas ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos e cidadãs.
Acompanhe as ações nas regiões do país.
Região norte
Em Macapá/AP, a concentração do Grito dos Excluídos foi logo no início da manhã de hoje (7) e a caminhada teve seis paradas onde os cerca de 500 manifestantes pautaram a luta contra o extermínio da juventude, meio ambiente, educação, saúde e saneamento. Além disso, os presentes lançaram um abaixo assinado com dez reivindicações da juventude e também pedem a criação de um conselho estadual de direitos humanos, já que é o único estado da Federação que não tem este conselho.
Ainda no Amapá, houveram manifestações nas cidades de Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari.
Região centro oeste
Cerca de 700 estudantes, sindicalistas e militantes sociais protestaram no Centro de Campo Grande/MS, levando uma pauta extensa à Rua 14 de Julho. Entre os pontos de reivindicação está a educação, saúde e punição dos casos de corrupção.
Na capital Goiana/GO, duas marchas marcaram o Grito dos Excluídos. A “Marcha da Juventude” e a marcha “Fora Marconi Perillo”. Os cerca de 3 mil manifestantes gritaram contra o extermínio da juventude, uma situação muito grande em Goiás. Eles exigiram atenção do governo federal às mortes de moradores de rua e gritaram também contra a corrupção e a privatização da saúde pública. A maioria dos manifestantes eram jovens e lideranças de grupos e movimentos sociais, que empunharam suas bandeiras e cartazes em uma bonita manifestação de cidadania.
Região nordeste
Em Fortaleza/CE, a 19ª edição do Grito dos Excluídos foi realizada na Praia de Iracema, na comunidade do Poço da Draga e integrantes de pastorais, movimentos e a comunidade em geral denunciou as mazelas causadas pelos governos e empresas, geradas através das grandes obras que visam o lucro e excluem cada vez mais os pobres.
Já em Teresina/PI, o 19º Grito dos Excluídos foi realizado nos dias 5 e 6 de setembro. Houve um seminário realizado no dia 5 e discutiu-se temas como segurança para a mulher e para a juventude, que segundo os organizadores da região, são os que mais sofrem com a violência. Além disso, outro ponto de debate foi as políticas públicas para transporte, planos de habitação urbana e combate à corrupção. Ao final foi elaborada a Carta do Povo do Piauí, cujas reivindicações foram endereçadas à prefeitura de Teresina e ao governo do estado do Piauí. No dia 6, diversos movimentos sociais saíram em marcha passando pelo Incra, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal e Palácio do Governador. Ali foi feita a leitura e entrega da carta reivindicando também políticas Públicas de combate à seca e convivência com o semiárido, acesso à água potável, reconhecimento das terras aos camponeses. No total, mais de 2500 pessoas participaram das ações do Grito dos Excluídos.
Em Salvador/BA, dezenas de grupos e movimentos sociais foram às ruas gritar por uma sociedade justa. Suas bandeiras reivindicavam proteção e segurança social frente às crescentes ondas de homicídios e desaparecimento de jovens sem que o Estado apresente ao menos explicações sobre essa triste realidade. Também gritavam contra o extermínio da juventude negra; questionavam as grandes obras que têm sido construídas para a Copa de 2014, sem que a população seja consultada na tomada de decisões. Exigiam qualidade e gratuidade nos serviços públicos, como transporte, saúde, educação, etc. Alguns dos movimentos presentes eram: Força Feminina, Povo de Rua, Movimento Passe Livre, Juventude Negra, MST, Movimento pela Moradia Popular, Professores, etc. A concentração ocorreu no Largo do Campo Grande em frente ao teatro com uma forte mística de abertura. As pessoas pintavam o rosto, as mãos com diferentes cores e tocavam as mãos entre si multiplicando o colorido da pinturas. Embora houvesse uma presença massiva de polícia militar, as cercas de 10 mil pessoas manifestaram pacificamente. Diferentemente de anos anteriores, neste ano não houve trio elétrico. Isto facilitou a que as pessoas enchessem as ruas e avenidas de forma criativa com muitas faixas, cartazes e bandeiras.
Região sudeste
No Rio de Janeiro/RJ, a manifestação do Grito dos Excluídos reuniu militantes de organizações diversas, entre eles, partidos políticos e movimentos sociais, além de moradores de diversas comunidades. A concentração foi na Central do Brasil e marcharam até a esquina da Avenida Presidente Vargas com Rua Uruguaiana. Entre as pautas de reivindicações estiveram moradia, contra o extermínio da juventude e educação.
No estado do Rio de Janeiro, as manifestações também aconteceram em Campos de Goitacazes, Vassouras, Rio das Flores, Rio das Ostras e Niterói
Outros inúmeros atos já foram realizados na parte da manhã de hoje e foram divulgados na primeira nota de balanço das ações do Grito dos Excluídos 2013.
Contato para mais informações:
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos
(11) 2272.0627




Um comentário: