segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ecos do Grito nº 197

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 197 – Setembro/2013

“Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular!”

Olá companheirada! Animadores/as do Grito dos/as Excluídos/as pelo Brasil!
Repassamos as informações de pré gritos e gritos que já estão acontecendo.

Ecos de Gritos

Joinville: Dia 01/09, aconteceu reunião preparação do Grito, com a presença de várias Entidades, onde decidiram fazer um panfleto com suas pautas. Dia 07/09, às 08h30, concentração do Grito em frente ao Sesc, Rua Itaiopólis.

Tubarão/SC: Dia 16/08, aconteceu a primeira reunião em preparação ao Grito, onde fizeram reflexões sobre o lema do grito, e encaminhamentos. Dia 23/08, realizaram uma segunda reunião.

Rio de Janeiro/RJ: Dia 07/09, às 9h, a concentração do Grito, na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Uruguaiana, no Centro.

Belo Horizonte/MG: Dia 07/09, às 9h, concentração em UTC-03, Viaduto Santa Tereza, 10h - Caminhada Trajeto: Av. dos Andradas - Praça da Estação - Rua da Bahia - Av. Amazonas - Praça Sete (ato conjunto e encerramento), ao longo do ato serão abordados os temas: o respeito à diversidade, trabalho e juventude, educação, cultura, arte e lazer.

Vitória/Serra/ES:  Este ano o Grito, sai da capital Vitória e vai para a cidade de Serra. Dia 07/09, às 8h30, concentração do Grito na Pracinha de Vila Nova de Colares e segue , Avenida Colares Junior (até Rede Farmes),  Rua Hamonte (até material de construção Renove), Rua das Laranjeiras, Rua Pau Brasil, Rua das Palmeiras (contramão), Rua dos Cravos, encerramento na  Praça de Feu Rosa, com apresentações teatrais, coregrafias, cantos e apresentação de bonecos gigantes. As pautas de reivindicações serão distribuídas em três eixos: Direitos Sociais, Direitos Humanos e Mundo do Trabalho. Serão abordados temas como a mobilidade urbana, reforma política, redução da maioridade penal, violência contra a mulher, povos indígenas, extermínio da juventude e o PL 4330 (que autoriza a terceirização de todos os ramos dos setores produtivos e de serviços no Brasil). Sairá um ônibus da Ufes, às 7h30, a concentração será em frente ao Teatro Universitário, no Campus de Goiabeiras.
Fortaleza/CE: Dia 07/09, às 15h, concentração do Grito acontece em dois locais, uma na Praça do Cristo Redentor, em frente ao Seminário da Prainha, e o Aterrinho da Praia de Iracema, próximo à Igreja de São Pedro. O Grito irá denunciar as mazelas causadas pelos governos, geradas através das grandes obras que só visam o lucro e excluem cada vez mais os pobres. O Acquário é um dos exemplos emblemáticos dos últimos tempos em Fortaleza e em todo o Ceará.

Santa Maria da Boa Vista/PE: Dia 07/09, concentração  no centro da cidade.

João Pessoa/PB: Dia 03/09, realizaram reunião de preparação ao grito. Dia 05/09, às 14h, a concentração do Grito, no Cassino da Lagoa, no centro, seguirão em marcha até a Praça dos Três Poderes (Praça João Pessoa).

Porto Velho/RO: Dia 27/08, realizaram o Grito da Terra, contou com a participação de 5000 mil trabalhadores rurais, no campo de futebol na Rua Bueno Aires, ao lado da igreja, realizaram passeata pela Av. Carlos Gomes, Av. Jorge Teixeira e Av. Imigrantes, até a sede da Eletrobrás, onde aconteceu uma concentração durante todo o dia, encerraram as atividades com uma vigília à noite, à luz de lamparina, lampião e velas. O objetivo é protestar contra falta de luz em aproximadamente 17.0000 propriedades rurais.Dia 28/08, realizaram passeatas e atos públicos na Seduc, Tribunal de Justiça e Palácio do Governo; além de negociação com a vice-presidência do INCRA, junto com a Santo Antônio Energia, para tratar do problema dos atingidos do projeto de assentamento Joana D'arc. Além de negociações com bancos oficiais e órgãos do governo federal.

Macapá/AP: Dia 31/08 e 01/09, realizaram a última reunião para os detalhes do Grito.
Dia 07/09, às 7h30, concentração na frente da Igreja São Pedro, às 08 – Início da caminhada, pela Rua Jovino Dinoá, com as seguintes paradas: em frente ao Conjunto Mucajá; canal do Beirol, da Av. Timbiras; em frente à Igreja Divino Espírito Santo, na Rua Manoel Eudoxio; seguindo pela Av: Tamóios a parada será na frente da Escola Cecília Pinto, na Rua Professor Tostes; na frente do Posto de Saúde da Av. Tembés; e chegada na Igreja Nossa senhora das Dores.

Cuiabá/MT: Dia 07/09, às 8h, concentração do Grito, será em frente ao Ginásio do Verdinho, na entrada do CPA 1.

Dourados/MS: Dia 07/09, às 7h30, concentração na Rua Melvin Jones, esquina com a Marcelino Pires, de onde devem iniciar a marcha pela área central da cidade.

Fique por dentro
Estamos aguardando notícias do Grito ai da sua região, cidade ou comunidade para socializar.
Esperamos também nome e telefone do contato para informação no dia 07/09.

Agende-se

Dia 02 a 05/09, Momento Nacional da 5ª SSB-DF
Dia 02 a 05/09, Encontro Nacional do MAB-SP
Dia 07/09, 19º Grito dos/as Excluídos/as
Dia 07/09, 26º Romaria dos/as trabalhadores/as – Aparecida/SP
Dias 14 e 15/09, Plenária Nacional de Movimentos Sociais – SP

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira, Maria Goretti Rodrigues
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário