segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ecos do Grito nº 198

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 198 – Setembro/2013

“Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as! As noticias que estão chegando à secretaria, dos gritos acontecidos pelo Brasil.
Quem ainda não enviou sua noticia, agora é a hora!

Ecos de Gritos da região NORTE

Manaus/AM: Dia 06/09, Os Jovens da Arquidiocese fizeram uma vigília em frente ao Prédio da Justiça Federal, em preparação para o Grito e também refletir, sobre um país melhor. 
Dia 07/9, a concentração foi às 15h, em frente ao Shopping Grande Circular, na Avenida Autaz Mirim, no bairro São José Operário, na zona leste de Manaus,  jovens, adultos, crianças e idosos, com apitos, bandeiras, cartazes, faixas e  rostos pintados, seguiram em caminhada até a Bola do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, também na zona leste.
Durante o percurso, os manifestantes pararam quatro vezes com os temas; Juventude e Saúde pública; Segurança Pública, Violência e Extermínio de Jovens; Tráfico de Pessoas e Exploração Infanto – Juvenil; Juventude e Educação de Qualidade.  O movimento também luta por direitos de grupos como mulheres, indígenas, juventude e portadores do vírus HIV.

==================
Belém/PA: A concentração de milhares de pessoas foi na Praça da República, onde aconteceu o desfile militar. Entre os temas em debate estão as juventudes da Amazônia contra os projetos de destruição e morte e a democratização dos meios de comunicação.
Santarém/PA: Com o tema Grito dos Indignados, carregavam faixas dizendo, “Nosso Brado Retumbante diz Não ás Hidrelétricas programadas.
Cametá/PA: As atividades aconteceram nos dias 5,6 e 7/9,  com a  3ª Marcha da Juventude que foi até Oeiras do Pará, onde aconteceu o ato final do grito.
===================
Macapá/AP; Dia 7/9, a concentração aconteceu às 7h30 na Igreja de São Pedro. Participaram da 19ª Edição do Grito dos Excluídos Estudantes, integrantes de movimentos culturais e sindicais, trabalhadores, desempregados e militantes da Igreja Católica percorreram as ruas de Macapá para protestar e 'gritar' por igualdade social e questões ligadas a saúde, reforma agrária e inclusão de minorias, como deficientes e idosos.  No trajeto, foram feitas diversas paradas.
Amapá/AP: O grito aconteceu no dia 31 de agosto e iniciou com a concentração em frente ao bairro da universidade onde no ano passado várias famílias foram expulsas judicialmente, mas o lugar continua vazio e sem utilidade alguma. Teve uma caminhada realizada em comunhão entre várias igrejas, sindicato dos trabalhadores rurais, grêmio estudantil, onde cada qual teve a oportunidade de se expressar e colocar o seu grito. Ao longo do caminho foram realizadas também apresentações por jovens de várias escolas, pastorais e falas diante do MP, Prefeitura e Fórum clamando por justiça. Sobretudo foi tocado o grave problema das drogas no município e a violência policial desmedida usada para coibir esse fato. A caminhada encerrou-se em frente à cratera que foi aberta na estrada em frente ao rio Amapazinho, no ano passado. Participaram cerca de 120 pessoas.
Calçoene/AP:  O grito aconteceu no dia 1 de setembro às 8:30. Depois da celebração nos reunimos na praça N.S. Conceição. Presentes cerca de 100 pessoas Várias faixas com o tema do grito foram apresentadas. Uma jovem apresentou a experiência dela no Rio de Janeiro na J.M.J. e outra jovem falou da violência contra os jovens que no final de semana frequentam lugares de festa. Também foi lembrada a corrupção das autoridades e a falta de condição de vida para tantos jovens que são obrigados a deixar o município e ir para a capital por falta de perspectivas no local.
Pracuuba/AP: O grito foi no dia 31 de agosto por volta de 9:30 da manhã. Participaram as comunidades de Flexal, Cujubim e assentamento do Cujubim. Cerca de 40 pessoas incluindo algumas pessoas do Amapá que ajudaram na organização. Teve celebração na igreja do Flexal e em seguida uma breve apresentação por alguns adolescentes e crianças no centro comunitário próximo à capela. No final aconteceu o grito.
Laranjal do Jari/AP: Dia 07/09, com concentração às 7h30, a caminhada partiu da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e seguiu até a Igreja Santo Antônio. A participação foi bastante significativa. Gritando e falando sobre a corrupção na administração, falta de investimento na saúde e educação, as péssimas condições das vias públicas: sem calçada, sem asfalto, sem saneamento básico. Outro ponto que foi muito ressaltado é a destruição das florestas e poluição de nossos rios e Igarapés. Terminamos ao meio dia, com o Hino Nacional e uma partilha de frutas e sucos da terra. Os jovens foram os  responsáveis por toda a organização.
Santana/AP: Realizou o Grito dos Excluídos, este ano, com uma ação solidária. A concentração foi às 8h, e saiu em caminhada da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na área portuária, em direção à Igreja Nossa Senhora de Fátima. Durante o trajeto, foram recolhidos alimentos para distribuição entre as pessoas carentes.
Oiapoque/AP - Entre 11 e 12 horas, jovens e adultos da paróquia de Oiapoque saíram da Igreja Nossa Senhora das Graças pela Avenida Barão do Rio Branco.  O ato pedindo justiça aconteceu durante o desfile oficial, no dia 07 de setembro.
====================
Boa Vista/RR: Este ano o Grito foi realizado com caminhada/Romaria nos dia 6,7 e 8, saindo de Mucajaí para Caracaraí, contra a construção da hidroelétrica na localidade de Bem Querer, no município de Caracaraí. Esta Romaria tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.
==================
Guajará Mirim/RO: Dia 07/09, A concentração foi às 8h, na Praça Mário Correia, centro. Aconteceu, durante o desfile cívico. Os manifestantes  empunhavam mensagens em defesa da saúde, da educação, da cultura, da cidadania, da reforma política, da juventude, dentre tantos outros temas.
Até agora não temos notícias do Acre e Tocantins.

Atenção Articuladores:

Atenção:- No dia 16/10 teremos reunião da Coordenação Nacional para avaliar o processo deste ano e começar o 20º grito em 2014; Até 10/10 enviem suas avaliações e sugestões para 2014.

Lembramos: Estamos no aguardo das noticias de como foi o Grito na sua cidade, mande fotos, vídeos e materiais que tenham saído na imprensa local até 10 de Outubro de 2013
Este material é para construirmos o próximo jornal do Grito com as noticias dos Gritos acontecidos, bem como,  o DVD do 19º Grito e os próximos informativos – ECOS.

Fique por dentro:

O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org). Utilizem deixem suas mensagens.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira


Um comentário: